quarta-feira, 14 de março de 2012

Mais Filmes...

Esclerose Múltipla
HILARY E JACKIE (Esclerose Múltipla)
A tocante história da concertista internacional Jacqueline Du Pré visto através da ótica de Hilary, sua irmã e Piers , seu irmão. Desde muito jovens as duas irmãs se dedicaram à música, mas enquanto Hilary era uma flautista apenas razoável Jacqueline se revelou um violoncelista de raro talento. Os anos se passam e as duas irmãs têm vidas bem distintas. Enquanto Hilary se casa em Londres com Kiffer Finzi, vai morar no interior e tem um casamento estável, Jackie deslancha na sua vida profissional, mas a cada dia está mais solitária. Além disto, é atingida por um sério problema de saúde.
 Dislexia
ESTRELAS NA TERRA – TODA CRIANÇA É ESPECIAL / TAARE ZAMEEN PAR
Filme da produção de Bollywood - conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, A filosofia do internato é a de “disciplinar cavalos selvagens”. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e tão logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. Embora o filme fale diretamente sobre o caso de uma criança, ele é uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador e formação de um novo ser humano. Ao afirmar no título que toda e qualquer criança é especial, que são como estrelas na Terra, a proposta é trazer a ideia de que não podemos negligenciar a diversidade e preciosidade dos projetos de gente de nosso mundo, pois são eles que fazem o futuro.
 
Surdocegueira
BLACK
O filme narra a história de uma jovem cega e surda. Por sua deficiência,é uma garota confusa, triste e violenta. Vive, assim, na escuridão. Até que conhece um professor que irá guiá-la a um outro universo. O jovem então encontrará o caminho da luz. Inspirado na vida de Helen Keller.
 
HELEN KELLER: IN HER HISTORY
Documentário gentil e elegante como seu tema, ganhou um Oscar em 1955. Narrado por Katharine Cornell e filmado em preto e branco, que gasta os primeiros 24 minutos que introduz os telespectadores, através de noticiários, entrevistas e fotografias antigas, a história de surdos e cegos, e dos direitos das pessoas com deficiência. A segunda metade tem uma abordagem do dia-a-dia de vida de Keller, que faz seu passeio matinal ao longo do corrimão mil pés em torno de seu jardim, depois sua jornada de trabalho de leitura em Braille noturno da Bíblia, sua aceitação serena da sua vida irá surpreender e inspirar.

HELEN KELLER: O MILAGRE CONTINUA
O filme retrata a história da americana Hellen Keller, que mesmo sendo cega, surda e muda, provou com a ajuda da professora Anne Sullivan sua importância.
 
O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN / THE MIRACLE WORKER
O diretor Arthur Penn leva às telas a luta de uma professora em ajudar uma garota surda e cega a se adaptar às coisas ao seu redor. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a superprotegeram.
 
Síndrome de Down
AFTER LIFE
Relação entre uma moça com síndrome de Down e seu irmão.
 
COLEGAS
Na história, três jovens vivem em um instituto que cuida de portadores de Down até que, inspirados no clássico ‘Thelma & Louise’, fogem no carro de um jardineiro (Lima Duarte). Para sobreviver, praticam assaltos com um revólver de brinquedo (roubam chicletes, revistas masculinas e outros produtos) e passam a ser perseguidos por policiais, como se fossem assassinos perigosos. Em meio às aventuras, surgirá uma linda história de amor. “Teremos cenas do primeiro beijo e da primeira noite entre Aninha e Stalone”, entrega. Qualquer semelhança com a vida real não é coincidência. Intérpretes da dupla, os atores Rita Pokk e Ariel Goldemberg, ambos de 30 anos, já são casados há sete.
 
DO LUTO À LUTA
De Evaldo Mocarzel, documentário sobre como os pais recebem a notícia de que os filhos nasceram com a síndrome de Down. Mostra diversos adultos com a síndrome e suas impressões sobre a vida. As soluções para a inclusão destas pessoas na sociedade são mais simples do que se imagina.
 
LEÓN E OLVIDO
Olvido é uma mulher de 21 anos. León, seu irmão, tem síndrome de Down. Faz 4 ou 5 anos que ficaram órfãos e, como única herança, eles têm a casa onde moram e um carro velho. Entre eles começa desenvolver-se, de modo cada vez mais desesperado, um conflito: Olvido quer que León aceite morar em um internato ou que vá e volte sozinho da escola e se ocupe, pelo menos, de suas coisas e de algumas tarefas domésticas, enquanto León faz todo o possível para que suas atividades, responsabilidades e tarefas sejam mínimas e sua irmã cuide dele de corpo e alma.
 
O GUARDIÃO DE MEMÓRIAS
Em 1964, Dr. David Henry separou sua filha de seu irmão gêmeo para esconder de sua esposa que a menina tinha Síndrome de Down. Entregando a garotinha aos cuidados de uma enfermeira, David corta todo o contato com ela e concentra-se em seu filho e na esposa. Durante os próximos 25 anos, sua filha especial cresce e transforma-se numa bela moça, enquanto David assiste à derrocada da família que lhe restou, sabendo que jamais poderá revelar seu segredo cruel.
 
O OITAVO DIA / LE HUITIÈME JOUR
Um homem com Síndrome de Down cuja mãe morreu, e um ocupado homem de negócios, divorciado e sem a posse dos filhos, que não querem mais lhe ver. Os dois acabam desenvolvendo uma amizade especial quando encontram-se acidentalmente.
 
QUEM FALARÁ POR JONATHAN? - JONATHAN: THE BOY NOBODY WANTED
Família de garoto com a Síndrome de Down o interna numa clínica. Voluntária toma especial atenção pelo garoto, e entra em conflito com seus pais. (1992)
  
SEM MEDO DA VIDA
História de uma avó e seu neto com síndrome de Down, que aborda a questão da aceitação da família de uma forma interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário