quinta-feira, 22 de março de 2012

Mais filmes para o fim de semana que se aproxima

Deficiência Intelectual
A CASA
Um grupo de mulheres com deficiência intelectual fala de suas vidas e memórias através de desenhos que serão transformados em animações criadas pela diretora Vivienne Jones. Um grupo de artistas. Um filme de Eija-Liisa Ahtil.

BENNY E JOON - CORAÇÕES EM CONFLITO
Benny e Joon são irmãos. Benny é um mecânico e, como irmão mais velho, toma conta de Joon, que tem deficiência mental. Quando Benny perde uma aposta, ele tem que fazer um favor a um amigo e trazer o excêntrico Sam, um rapaz que vive imitando Charlie Chaplin e Buster Keaton, para a sua casa. Sam e Joon se apaixonam e, pela primeira vez, Benny se vê com ciúme da irmã, com medo de perdê-la, mas tendo que aceitar que ela pode (e quer) ter a sua própria vida.

AFTER LIFE
Relação entre uma moça com síndrome de Down e seu irmão.

DO LUTO À LUTA
De Evaldo Mocarzel, documentário sobre como os pais recebem a notícia de que os filhos nasceram com a síndrome de Down. Mostra diversos adultos com a síndrome e suas impressões sobre a vida. As soluções para a inclusão destas pessoas na sociedade são mais simples do que se imagina.

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de março - Dia da Síndrome de Down




Apesar de ser frequentemente confundida com incapacidade,a Síndrome de Down não impede o desenvolvimento de uma vida normal e autônoma. Mas para isso, as pessoas nesta situação devem ser tratadas dignamente e estimuladas a desenvolver todas as suas potencialidades.

terça-feira, 20 de março de 2012

Juazeiro do Norte-CE: Realizado I Seminário de LIBRAS do Cariri

O SESC em parceria com a Associação de Profissionais Intérpretes da Língua de Sinais do Cariri(APILSMC)realizou, no último sábado (17), em Juazeiro do Norte, o “I Seminário de Libras do Cariri”.
Com o tema “Formação e Atuação do Intérprete de Libras”, a proposta do encontro foi apresentar o trabalho realizado pelos Intérpretes de Libras, a importância e valorização da sua função. A programação reuniu cerca de 200 pessoas no Teatro Patativa do Assaré, das 8h às 22h.
As palestras aconteceram com a participação de intérpretes nacionalmente conhecidos, como Sueli Ramalho Segala (especialista em Gestão Estratégica de Pessoas), Diná Souza da Silva (mestranda em Educação Brasileira), Natália Almeida (pedagoga especialista em Educação Especial) e Jean E. Peterson (doutora em Administração Escolar).
Durante a programação, também foram oferecidas as oficinas: Surdocegueira; Libras; Desmetaforização da Libras: com a faca e o queijo na mão; A didática do ensino da Libras; Signwriting a Escrita dos sinais; Formação e qualificação do TILS; Legislação: TILS e Libras; Prática do Intérprete do Século XXI.

sexta-feira, 16 de março de 2012

E segue mais uma lista de filmes...

Autismo
ABEL
O 'Abel' do título é um menino autista, criado em um centro de atendimento e que volta para casa com a mãe e os dois irmãos. Ele se vê como chefe da família, sem que ninguém o discuta, até que um dia o pai volta para casa.

''Com a distância, acho que empurramos as crianças para deixar de ser crianças antes do tempo, os confrontamos com temas como a morte, a violência, a guerra, a separação dos pais, sem sequer nos darmos conta nem pararmos para pensar primeiro neles'', disse Diego Luna à AFP por ocasião de sua apresentação do último Festival de Cannes. Várias publicações ressaltam que o filme ''navega com brio entre o drama e a comédia''.
 
A FILHA DA LUZ
Para Maggie O´Connor, a oportunidade de criar a sobrinha é um sonho que se realiza. Quando, a menina de seis anos é raptada por uma entidade oculta, o sonho de Maggie se transforma num pesadelo horripilante. Torna-se assustadoramente claro por que Cody foi o alvo daquela seita: embora tenha sido diagnosticada como autista, ela tem um dom extraordinário: um poder que os agentes das trevas passaram séculos para controlar. É surpreendente a corrida para resgatar Cody antes que as forças do mal assumam o controle de toda a humanidade.
 
A SOMBRA DO PIANO
No Canadá, Franny Basilio luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito à Rosetta, sua irmã mais nova, que é autista. Ela própria, que tem um dos braços paralisado, acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob suas limitações, devida à doença, e sob o seu rosto impassível. O principal obstáculo a esse esforço para dar à irmã mais nova uma vida mais saudável é a mãe delas, Regina, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada por controle, tornando-se uma mãe super protetora, além de ser uma pessoa muito carente.
 
CÓDIGO PARA O INFERNO
Jeffries, um renegado agente do FBI, combate inescrupulosos agentes federais para proteger Simon, um garoto autista de 9 anos, que desvendou um “indecifrável” código secreto. Ele consegue ler o Mercury, um avançado código criptográfico do governo americano, tão facilmente, quanto outros garotos lêem inglês. Essa habilidade, torna vulnerável esse código de 1 bilhão de dólares, especialmente se os inimigos do governo descobrirem Simon e o capturarem. Nick Kudrow, chefe do projeto Mercury, ordena que a “ameaça” seja eliminada, sem imaginar que Jeffries está envolvido. Perseguido por assassinos implacáveis, Jeffries logo percebe que não pode confiar em ninguém. Agora o tempo está correndo e ele descobre que a única chance de sobreviver é usar a habilidade de Simon para levar seus adversários à justiça.
 
EXPERIMENTANDO A VIDA
Aos 28 anos Molly, que é autista, volta a viver com seu atarefado irmão, após deixar a instituição onde morava. A relação entre os dois é difícil, até que Molly aceita submeter-se a um tratamento revolucionário.
 
FORREST GUMP, O CONTADOR DE HISTÓRIAS / FORREST GUMP
Forrest Gump é um jovem problemático, de QI bem inferior ao resto da população. Por conta do acaso, ele participa dos fatos mais importantes da história dos Estados Unidos em um período de 40 anos.
 
GILBERT GRAPE - APRENDIZ DE SONHADOR / WHAT’S EATING GILBERT GRAPE
A história se passa numa cidadezinha de interior idílica, onde vive Gilbert Grape, um adolescente aparentemente comum que sustenta a família desde a morte do pai. O peso não é para qualquer um: além das irmãs excêntricas, do irmão deficiente mental, tem a mãe obesa, que não pára de comer desde a morte do marido. Mas a chegada de uma jovem forasteira dará a Gilbert, a possibilidade de pela primeira vez fazer suas escolhas.
 
LOUCOS DE AMOR / MOZART AND THE WHALE
Comédia romântica inspirada na vida de duas pessoas com a Síndrome de Asperger, uma forma de autismo, cujas disfunções emocionais ameaçam sabotar seu recém-iniciado romance. Donald é um cara legal, porém um motorista de táxi sem sorte que ama os pássaros e tem uma habilidade fora do comum com os números. Como muitos portadores da Síndrome, ele gosta de padrões e rotinas. Mas quando a bela mas complicada Isabelle se junta ao seu grupo de ajuda aos autistas, sua vida - e seu coração - ficam de cabeça para baixo.
 
MEU FILHO, MEU MUNDO / SON-RISE: A MIRACLE OF LOVE
A luta de um casal que tem um filho autista com três anos de idade. A história mostra todo o empenho e dedicação da família para inseri-lo na sociedade. Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. Com o passar dos meses, seus pais começam a observar que há alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. Um dia vem a confirmação do que suspeitavam. Raun era autista. Decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderia salvá-lo.
 
POR FORA, POR DENTRO
Documentário onde um homem autista e mudo divide sua profundidade interna. Uma maneira original de apresentar as frustrações da mudez aos espectadores.
 
PRISIONEIROS DO SILÊNCIO
Uma mãe descobre as maneiras de comunicar-se com seu filho autista, após levá-lo à uma instituição especializada.
 
RAIN MAN
Quando o pai de Charlie Babbitt morre, ele deixa uma fortuna em dinheiro para o irmão autista que ele desconhecia ter. Charlie então, vai buscar o irmão autista em asilo a fim de herdar a fortuna do pai sozinho. Os dois desenvolvem amizade no caminho de casa, redescobrem os antigos sentimentos e passam a viver juntos e sem ressentimentos, apesar das dificuldades. Oscar de melhor filme, ator, direção e roteiro.
 
REFRIGERATOR MOTHERS
História de sete mães que foram responsabilizadas pelo autismo de seus filhos. Uma terapia comum nos anos 60 era retirar a criança autista do convívio de seus pais.
 
SEI QUE VOU TE AMAR

Thomas Mollison é um jovem de 16 anos que quer apenas ter uma vida normal. Seu irmão mais velho, Charlie, tem autismo e TDAH e o funcionamento de toda sua família gira em torno de lhe oferecer um ambiente de vida seguro. Ao se mudar para uma nova casa e uma nova escola, Thomas conhece Jackie Masters e começa a se apaixonar por ela. Quando sua mãe fica confinada à cama devido à gravidez, Thomas então deve assumir a responsabilidade de cuidar de seu irmão, o que pode custar a sua relação com Jackie, especialmente quando isso desencadeia um violento confronto na família em sua festa de aniversário, que leva o garoto a uma viagem emocional repleta de frustrações e angústias...
 
SEM PRECONCEITO
Baseado na história real de uma mãe que luta para provar que seu filho autista tem o dom para a música e pode ter um belo futuro. Porém enfrenta o preconceito das instituições de ensino que se negam mesmo a fazer testes com o garoto.
 
SHINE – BRILHANTE
O filme é inspirado na história verídica de um menino prodígio australiano, David Helfgott. Quando David é aceito numa prestigiada academia de música em Londres, ele sai de seu ambiente opressor e segue sua paixão pela música clássica. Mas, a rejeição de seu pai e a pressão para que domine com perfeição os concertos, o levam ao desequilíbrio mental. Somente o amor da única mulher que o compreende pode ajudá-lo a se readaptar à sociedade e a compartilhar seu talento musical com o resto do mundo.
 
TESTEMUNHA DO SILÊNCIO
Uma criança autista de nove anos é a testemunha ocular de um crime em que não há pistas, motivos ou suspeitos. O único que pode ajudá-lo a desmascarar o assassino é um determinado e carinhoso psicólogo infantil.
 
UM CERTO OLHAR
Alex é um taciturno inglês que está no Canadá para se encontrar com a mãe de seu falecido filho. No caminho ele dá carona para Vivienne, jovem que vai visitar a mãe. Na viagem um caminhão atinge o carro, matando Vivienne. Alex sai então à procura da mãe da jovem. Ao encontrá-la, descobre que ela é autista. Linda não tem qualquer reação ao saber da tragédia, mas Alex decide ficar com ela até o funeral. É quando ele conhece Maggie, a vizinha sexy com quem se envolve.
 
UMA CRIANÇA DIFERENTE
Jan Maka era uma criança feliz e cheia de energia até que sua família descobre que ele é "diferente": Jan é autista. Como é viver com uma criança afetada por essa desordem neurológica?

UMA FAMÍLIA ESPECIAL / THE MAGNIFICENT SEVEN
Dos sete filhos de Maggi, quatro são autistas em maior ou menor grau. Determinada, Maggi empreeende então uma surpreendente luta, repleta de momentos mágicos, alegres e tristes, para ajudar seus filhos especiais a ter uma vida feliz. Drama baseado na história de Jackie Jackson.
 
UMA VIAGEM INESPERADA
Quando Corrine Morgan descobre que seus filhos gêmeos são autistas ela decide proporcionar-lhes uma vida normal, superando os obstáculos impostos por uma sociedade que espera que eles se tornem reféns da doença.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Jovem com Síndrome de Down é aprovado em universidade do RS


Gabriel Nogueira ingressou no curso na Universidade Federal de Pelotas.
Exemplo de superação, estudante faz planos para o futuro com namorada.

Desde o dia 5 de março, os almoços da família Nogueira ganharam uma alegria diferente em Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul. É na mesa, ao lado dos pais, que o estudante Gabriel conta com empolgação cada detalhe de sua nova façanha: a aprovação para o curso de Teatro na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). O jovem de 24 anos tem Síndrome de Down e foi um dos selecionados pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave), que analisa o currículo escolar dos alunos.
"Está sendo uma emoção permanente", conta a mãe de Gabriel, Joseane de Almeida, que vibra com cada uma das histórias que o garoto traz das aulas. Em vez de isolar o menino, os pais optaram por outro caminho. Desde a infância, o jovem participou de atividades que despertassem sua criatividade e aptidões. Integrante de um projeto da Ufpel, o Carinho, Gabriel fez aulas de natação e também de dança. “Sou faixa preta em Taekwondo”, conta o estudante que pratica a atividade há alguns anos.
O primeiro filho de um casal pelotense sempre estudou em escolas normais. “Ele nunca repetiu o ano, sempre foi muito esforçado”, diz Joseane. Quando sua irmã mais nova decidiu cursar jornalismo, Gabriel entusiasmou-se com a idéia e também quis virar calouro. “A ideia foi dele. Nos questionávamos se ele iria conseguir, mas ele não se deixa intimidar, é de bem com a vida e conseguiu uma nota suficiente para entrar”.
O Pave é um programa da Ufpel paralelo ao Enem, que avalia o desempenho escolar durante todo o Ensino Médio, possibilitando o ingresso de diferentes pessoas na universidade. A coordenadora do curso de Teatro da faculdade explica que diversas provas são desenvolvidas ao longo da vida letiva do concorrente. “O edital tem uma série de peculiaridades. Mas o positivo disso tudo é que mais pessoas estão tendo acesso às universidades”, fala Marina de
Oliveira. Os professores e os colegas de Gabriel também estão entusiasmados com a convivência. “Ele é muito carismático e espontâneo. O maior desafio é dos próprios professores, já que é uma novidade para todos. Estamos construindo novas formas de relacionamento, de construir o conhecimento”, retrata a coordenadora.
Em um curso dividido em três eixos, pedagógico, prático e teórico, a maior dificuldade de Gabriel, segundo sua mãe, será as matérias com caráter mais subjetivo. “Apesar de adorar filosofia, o desafio dele será na compreensão. Ele demora um pouco mais para acompanhar as coisas”, explica. Já no olhar do próprio aluno, estar na universidade tem sido um grande presente. “Eu acho interessante teatro. A matéria que mais gostei até agora é a de improvisação”, conta. Na infância, Gabriel participou de algumas peças na escola. Amante de violão, lançou-se em 2011 na sua primeira interpretação no filme “Down City”, que conta a história de uma pessoa que nasce normal em uma cidade de portadores da Síndrome de Down. Com a vaga garantida na faculdade, o garoto agora faz planos com a namorada. “Comemoramos dois anos em abril. Quero casar e constituir família”, completa, feliz, Gabriel.

Fonte:http://g1.globo.com/rs

Mais Filmes...

Esclerose Múltipla
HILARY E JACKIE (Esclerose Múltipla)
A tocante história da concertista internacional Jacqueline Du Pré visto através da ótica de Hilary, sua irmã e Piers , seu irmão. Desde muito jovens as duas irmãs se dedicaram à música, mas enquanto Hilary era uma flautista apenas razoável Jacqueline se revelou um violoncelista de raro talento. Os anos se passam e as duas irmãs têm vidas bem distintas. Enquanto Hilary se casa em Londres com Kiffer Finzi, vai morar no interior e tem um casamento estável, Jackie deslancha na sua vida profissional, mas a cada dia está mais solitária. Além disto, é atingida por um sério problema de saúde.
 Dislexia
ESTRELAS NA TERRA – TODA CRIANÇA É ESPECIAL / TAARE ZAMEEN PAR
Filme da produção de Bollywood - conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, A filosofia do internato é a de “disciplinar cavalos selvagens”. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e tão logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. Embora o filme fale diretamente sobre o caso de uma criança, ele é uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador e formação de um novo ser humano. Ao afirmar no título que toda e qualquer criança é especial, que são como estrelas na Terra, a proposta é trazer a ideia de que não podemos negligenciar a diversidade e preciosidade dos projetos de gente de nosso mundo, pois são eles que fazem o futuro.
 
Surdocegueira
BLACK
O filme narra a história de uma jovem cega e surda. Por sua deficiência,é uma garota confusa, triste e violenta. Vive, assim, na escuridão. Até que conhece um professor que irá guiá-la a um outro universo. O jovem então encontrará o caminho da luz. Inspirado na vida de Helen Keller.
 
HELEN KELLER: IN HER HISTORY
Documentário gentil e elegante como seu tema, ganhou um Oscar em 1955. Narrado por Katharine Cornell e filmado em preto e branco, que gasta os primeiros 24 minutos que introduz os telespectadores, através de noticiários, entrevistas e fotografias antigas, a história de surdos e cegos, e dos direitos das pessoas com deficiência. A segunda metade tem uma abordagem do dia-a-dia de vida de Keller, que faz seu passeio matinal ao longo do corrimão mil pés em torno de seu jardim, depois sua jornada de trabalho de leitura em Braille noturno da Bíblia, sua aceitação serena da sua vida irá surpreender e inspirar.

HELEN KELLER: O MILAGRE CONTINUA
O filme retrata a história da americana Hellen Keller, que mesmo sendo cega, surda e muda, provou com a ajuda da professora Anne Sullivan sua importância.
 
O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN / THE MIRACLE WORKER
O diretor Arthur Penn leva às telas a luta de uma professora em ajudar uma garota surda e cega a se adaptar às coisas ao seu redor. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a superprotegeram.
 
Síndrome de Down
AFTER LIFE
Relação entre uma moça com síndrome de Down e seu irmão.
 
COLEGAS
Na história, três jovens vivem em um instituto que cuida de portadores de Down até que, inspirados no clássico ‘Thelma & Louise’, fogem no carro de um jardineiro (Lima Duarte). Para sobreviver, praticam assaltos com um revólver de brinquedo (roubam chicletes, revistas masculinas e outros produtos) e passam a ser perseguidos por policiais, como se fossem assassinos perigosos. Em meio às aventuras, surgirá uma linda história de amor. “Teremos cenas do primeiro beijo e da primeira noite entre Aninha e Stalone”, entrega. Qualquer semelhança com a vida real não é coincidência. Intérpretes da dupla, os atores Rita Pokk e Ariel Goldemberg, ambos de 30 anos, já são casados há sete.
 
DO LUTO À LUTA
De Evaldo Mocarzel, documentário sobre como os pais recebem a notícia de que os filhos nasceram com a síndrome de Down. Mostra diversos adultos com a síndrome e suas impressões sobre a vida. As soluções para a inclusão destas pessoas na sociedade são mais simples do que se imagina.
 
LEÓN E OLVIDO
Olvido é uma mulher de 21 anos. León, seu irmão, tem síndrome de Down. Faz 4 ou 5 anos que ficaram órfãos e, como única herança, eles têm a casa onde moram e um carro velho. Entre eles começa desenvolver-se, de modo cada vez mais desesperado, um conflito: Olvido quer que León aceite morar em um internato ou que vá e volte sozinho da escola e se ocupe, pelo menos, de suas coisas e de algumas tarefas domésticas, enquanto León faz todo o possível para que suas atividades, responsabilidades e tarefas sejam mínimas e sua irmã cuide dele de corpo e alma.
 
O GUARDIÃO DE MEMÓRIAS
Em 1964, Dr. David Henry separou sua filha de seu irmão gêmeo para esconder de sua esposa que a menina tinha Síndrome de Down. Entregando a garotinha aos cuidados de uma enfermeira, David corta todo o contato com ela e concentra-se em seu filho e na esposa. Durante os próximos 25 anos, sua filha especial cresce e transforma-se numa bela moça, enquanto David assiste à derrocada da família que lhe restou, sabendo que jamais poderá revelar seu segredo cruel.
 
O OITAVO DIA / LE HUITIÈME JOUR
Um homem com Síndrome de Down cuja mãe morreu, e um ocupado homem de negócios, divorciado e sem a posse dos filhos, que não querem mais lhe ver. Os dois acabam desenvolvendo uma amizade especial quando encontram-se acidentalmente.
 
QUEM FALARÁ POR JONATHAN? - JONATHAN: THE BOY NOBODY WANTED
Família de garoto com a Síndrome de Down o interna numa clínica. Voluntária toma especial atenção pelo garoto, e entra em conflito com seus pais. (1992)
  
SEM MEDO DA VIDA
História de uma avó e seu neto com síndrome de Down, que aborda a questão da aceitação da família de uma forma interessante.

terça-feira, 13 de março de 2012

Filmes Recomendados

Nanismo

NA PONTAS DOS PÉS
Uma jovem descobre que está grávida, mas seu namorado não quer que ela tenha o bebê e quando ela insiste, começa a descobrir que ele vem de uma família de anões.
 
PEQUENO MILAGRE
Simon é um gigante dentro de um corpinho que não se desenvolveu. Encanta a todos com suas respostas cheias de inspiração e inteligência. Simon e Joe são garotos que mantém uma grande amizade. Cada um carrega um problema diferente: Simon tem uma doença que impede que ele cresça e Joe não conhece seu pai. Um dia, porém, durante um jogo de beisebol, Simon mata, acidentalmente, a mãe de Joe. Será que a amizade deles vai superar isso?
  
QUERIDA PERLA
Perla é atriz e a última remanescente de uma família judia de anões que formava uma trupe musical e que sobreviveu às experiências do Dr. Mengele em Auschwitz.
 
TAMBÉM OS ANÕES COMEÇARAM PEQUENOS
De maneira angustiante, o filme mostra a escalada da brutalidade e da agressão em um reformatório para anões. Aproveitando-se da ausência do diretor, e sem motivo aparente, apenas pela vontade de fazer algo diferente, os anões se rebelam contra os regulamentos que regem o estabelecimento e acabam provocando um caos absoluto.
 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Filmes Recomendados

Leucodistrofia
O ÓLEO DE LORENZO / LORENZOS OIL
A dura notícia de que o filho de cinco anos, Lorenzo, tem uma doença terminal rara marca o início de uma missão extraordinária para Augusto e Michaela Odone. A despeito do diagnóstico, os pais se lançam para salvar o filho, enfrentando médicos, cientistas e grupos de apoio que relutam em incentivar o casal na busca de uma cura. O esforço inesgotável dos dois testa a resistência de seus laços de união, a profundidade de suas crenças e os limites da medicina convencional.

Superdotação/ Altas Habilidades
MENTES QUE BRILHAM
Conta a história de uma jovem operária, mãe solteira de uma criança que se revela superdotada, enfrentando muitos desafios em sua vida.

UMA MENTE BRILHANTE / A BEAUTIFUL MIND
O filme retrata a história da dura vida do matemático John Nash, que no meio do século passado revolucionou as teorias econômicas com suas ideias originais que ele tanto procurou. A história começa com sua vida na faculdade e vai até 1994, quando o mesmo ganhou o prêmio Nobel.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Cadeirante tira habilitação para pilotar moto adaptada em Campo Grande


Triciclo especial foi batizado de 'Biga' e atinge até 80 km/h.
Veículo tem alavancas para baixar plataforma e travas que prendem cadeira.

Cadeirantes que buscam meios rápidos de locomoção nas cidades já podem ter acesso a uma alternativa ao carro e ao transporte coletivo. Um triciclo especial, produzido por uma fábrica em Mato Grosso do Sul, permite que deficientes físicos com membros inferiores sem mobilidade ou amputados tirem habilitação na categoria A, que inclui motos e triciclos.
Na última quarta-feira (7), o carioca José Henrique Domingues, de 59 anos, tornou-se o primeiro no estado a fazer a inclusão dessa categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). A bordo do triciclo especial, ele foi aprovado no exame prático realizado no pátio do órgão, em Campo Grande.
Domingues, que mora no Rio de Janeiro e trabalha como técnico em contabilidade, conta que é cadeirante há quatro anos, desde que começou a ter complicações por causa da esclerose múltipla. No ano passado, depois de ler sobre o triciclo especial, ele decidiu tirar a habilitação no Rio de Janeiro, mas esbarrou na desinformação.
"Cheguei ao Detran do Rio, mas lá ninguém sabia como aplicar as provas. Diziam que não tinha jeito. Juntei várias informações sobre o triciclo e protocolei um processo, aguardei quatro meses e não me deram resposta até hoje. Aí decidi viajar até Campo Grande para comprar o triciclo e tirar a carteira", relata.
O Detran de Mato Grosso do Sul é o único a dispor de um centro de formação de condutores voltado aos deficientes físicos, de acordo com o órgão. As aulas teóricas podem ser feitas em centros convencionais, e as aulas práticas nas categorias A e B são oferecidas de graça pelo departamento. O centro possui automóveis adaptados e um triciclo especial do mesmo modelo que foi adquirido por Domingues.
"Ele começou como todo aluno, com dificuldades no início, achando que não daria conta. Agora ele está aí, aprovado", diz o instrutor.
O examinador Sílvio Ângelo da Silva, que acompanhou as manobras do cadeirante no dia da prova, disse que ele não perdeu nenhum ponto durante o percurso. "Ele fez passagem de nível, conversão, obedeceu aos semáforos e às placas, trocou de pista, tudo de forma correta", afirmou.
Após saber do resultado, Domingues disse esperar que outros cadeirantes como ele possam tirar a CNH da categoria A. "Isso vai beneficiar muita gente, porque é chato depender dos outros para tudo. Agora vou poder ir sempre que quiser à praia, ao centro da cidade."
Características
O nome de "batismo" do triciclo é Biga, e o visual remete aos carros de combate usados na Antiguidade. O motor importado de 100 cilindradas pode desenvolver velocidade nominal de 80 km/h, mas o manual recomenda que o condutor trafegue em segurança a no máximo 60 km/h. O câmbio automático é composto por três marchas à frente e uma à ré, que são indicadas por luzes no painel.
A aceleração fica no punho direito, e os dois manetes acionam os freios. O manete esquerdo possui ainda um mecanismo que ativa o freio de estacionamento. Velocímetro, indicador do reservatório de combustível e buzina ficam no guidão. A capacidade do veículo é para apenas uma pessoa.
O cadeirante não precisa de auxílio de terceiros para usar o triciclo especial. Uma alavanca faz com que a plataforma seja rebaixada ao nível do chão, e corrimãos servem de apoio para subir ou descer do veículo. Travas garantem que a cadeira de rodas não se movimente durante a condução do triciclo. De acordo com a fabricante, o preço do produto é de R$ 15 mil.
Como um veículo zero
Segundo o idealizador e fabricante Oraci Silva da Costa, a ideia começou a sair do papel há cinco anos, quando ele se aposentou como professor de ensino industrial. O amplo conhecimento sobre mecânica e a paixão por motocicletas somaram-se à intenção de desenvolver veículos especiais. Desde então já foram comercializadas 13 unidades, sempre sob encomenda.
As peças não são reaproveitadas de outros veículos. "É o único triciclo do país totalmente projetado, diferentemente de outras motocicletas adaptadas para cadeirantes", explica Costa. A vantagem, segundo ele, é que o triciclo sai da linha de montagem com o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). "É como um carro zero quilômetro que se compra em uma loja", afirma.

Fonte: G1.com