1.Aprenda e entenda as capacidades visuais do aluno cego ou visão subnormal;
2.Identifique as características visuais que aumentam as funções visuais do aluno (cores, contraste, tamanho);
3.Coloque a carteira do aluno próximo a sua mesa, lousa e porta da sala de aula;
4.Reduza iluminações distrativas; coloque a carteira do aluno longe da fonte de luz e em lugar bem claro;
5.Permita que o aluno troque de lugar, aumentando as oportunidades de ver e ouvir; e assim, escolher qual lugar é melhor para ela (pergunte);
6.Abra e feche a porta completamente ( uma porta meio aberta pode ser um obstáculo perigoso);
7.Elimine barulhos desnecessários; não fale muito alto ( a dificuldade do aluno é na visão e não na audição), pois isso tende a aumentar o nível de barulho da sala de aula;
8.Elimine confusões na sala de aula, circule pelos corredores, entre as carteiras, demonstre interesse pelo que estão fazendo;
9.Coloque os materiais em locais determinados, de forma que os alunos saibam onde cada item em particular é, em geral, guardado ( comunique o aluno qualquer alteração);
10.Mantenha as programações rotineiras para que o aluno saiba o que esperar no dia e na hora específicos;
11.Oriente seus alunos usando seus primeiros nomes para obter sua atenção;
12.Não saia da sala de aula sem avisar o aluno;
13.Explique as regras implícitas e explícitas para conduzir a turma, dentro e fora da sala;
14.Estimule os alunos com deficiências visuais a expressar suas necessidades visuais;
15.Repita oralmente as informações escritas na lousa, projeção ou vídeo. Lembre-se de que ampliações nas imagens projetadas não são úteis para todos os alunos cegos ou com baixa visão;
16.Prepare impressos ampliados ou em Braille ( solicite à professora da Sala de Recursos), quando propor atividade completares aos cadernos do aluno ampliados;
17.Incentive o aluno a usar o “caderno do aluno ampliado” (enviado pelo CAPE), é recurso público destinado a ele;
18.Grave em áudio as aulas, para que os alunos possam usar como apoio nos estudos em casa;
19.Selecione atividades em cores brilhantes e contrastantes para os alunos que se beneficiam desse recurso visual (amarelo sobre o roxo/ preto sobre laranja) e uso de canetas de ponta grossa;
20.Procure o especialista na área da deficiência visual (professora da Sala de Recursos) ou a equipe da Diretoria da Educação Especial sempre que tiver dúvidas e mantenha suas expectativas altas.
Fonte: http://especialdeadamantina.wordpress.com/author/leilakanada/
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